Ajuda emergencial para jornalistas

Print More

Prison

Nossos colegas jornalistas estão sob ameaça em todo o mundo. Desde 1992, mais de mil jornalistas foram mortos e outros milhares são vítimas de agressão, intimidação, aprisionamento e perseguição.

Várias organizações fornecem suporte emergencial para jornalistas em perigo. As assistências variam de ajuda médica e legal à remoção de um jornalista alvo para fora do país. Se você estiver em perigo, não hesite em entrar em contato – há ajuda disponível.

CPJ

CPJ – Committee to Protect Journalists: Baseado em Nova York, o CPJ opera o Programa de Assistência ao Jornalista, que fornece assistência legal, médica e de realocação para jornalistas em risco, junto com suporte para as famílias de jornalistas mortos e presos.

RSF

RSF – Repórteres sem Fronteiras: Com base em Paris, a organização fornece assistência financeira para jornalistas e veículos de comunicação para ajudar a defendê-los, e para as famílias de jornalistas presos.

Reporters Respond Free Press

Free Press Unlimited: Esta ONG holandesa possui o Reporters Respond, um fundo internacional de emergência que fornece assistência direta a jornalistas e veículos. O grupo tem o objetivo de responder a requisições em até 24 horas.

IWMF

IWMF – International Women’s Media Foundation: A IWMF providencia ajuda médica, auxílio para realocação e suporte legal para jornalistas mulheres freelancers ou contratadas em tempo integral que trabalhem em veículos impressos, televisivos ou online, em qualquer país.

kalityfonden

Kality Foundation: O objetivo centra deste fundo baseado na Suécia é oferecer assistência financeira para repórteres e fotógrafos de todo o mundo que estejam presos por conta de sua profissão.

lifeline-logo_color-394x230

MDLI

MDLI – Media Defence Legal Initiative: Baseado em Londres, a MDLI oferece ajuda para jornalistas, blogueiros e veículos independentes sob ameaça legal, e também fornece financiamento para organizações.

Rory Peck

Rory Peck Trust: Também com base em Londres, o Rory Peck Trust oferece apoio para jornalistas freelancers e suas famílias em todo o mundo, através do Freelance Assistance Programme.

 

Taz

Rest and Refuge Fellowships estão disponíveis para jornalistas sob fogo em países que sofrem com guerra e outras crises. Patrocinado pela Repórteres sem Fronteiras e Taz Panter Foundation, o programa oferece viagem e residência por até três meses em Berlim.


Você tem outras sugestões de recursos? Mande por e-mail para a gente e nós acrescentamos na lista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *