Conferência Global de Jornalismo Investigativo 2021: uma prévia

Print More


Junte-se a nós de 1º a 5 de novembro para a principal conferência internacional sobre o jornalismo vigilante: a 12ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo. Pela primeira vez, a GIJC será realizada totalmente online.

Assim como acontece em nossas conferências presenciais, estamos planejando uma programação excelente com os melhores jornalistas do mundo, focados em fornecer a você as ferramentas necessárias para expor irregularidades e abusos de poder. Aqui está uma prévia do que a GIJN e seus parceiros têm preparado:

Uma semana de workshops, painéis e networking: de segunda a sexta-feira, temos eventos planejados todos os dias. Eles incluem painéis de discussão e workshops práticos com os melhores da área, além de sessões de networking para mantê-lo conectado.

Dicas, ferramentas e tecnologia para reportagens: temos sessões planejadas sobre técnicas (pesquisa online, jornalismo de dados, uso de imagens de satélite, projetos internacionais, podcasts e documentários); discussões (mudanças climáticas, corrupção, crime organizado, saúde e medicina, questões indígenas e eleições); além de workshops (lidar com burnout, rastreamento de voos, arrecadação de fundos, dicas de segurança mais recentes); e muito mais.

Dados, dados e mais dados: um quarto da conferência é focado no jornalismo de dados. Teremos os melhores jornalistas de dados do mundo oferecendo palestras e workshops, que vão desde o básico (planilhas) ao intermediário (gerenciadores de banco de dados, SQL) ao avançado (R, Python), além de demonstrações sobre mapeamento, visualização de dados, limpeza de dados e raspagem da web.

Uma programação global: A cada dia, nossa programação muda ao redor do mundo, conforme mudamos das Américas na terça-feira para Europa / África / Oriente Médio na quarta-feira e para Ásia / Pacífico na quinta-feira. O dia Ásia / Pacífico é co-organizado pelo Judith Neilson Institute da Austrália, que oferecerá uma prévia de nossa conferência presencial em Sydney no ano que vem.

Tradução: Estamos trabalhando para oferecer muitas traduções simultâneas, com idiomas relacionados às nossas regiões. Portanto, procure por espanhol e português nas Américas; Árabe, francês e russo na Europa / África / Oriente Médio; e chinês e japonês na Ásia / Pacífico. (Doadores: poderíamos usar sua ajuda nisso! Entre em contato conosco aqui.)

Networking: as GIJCs são conhecidas por seu networking. Estamos fazendo o nosso melhor para repetir isso online, com encontros por região sobre reportagens internacionais, além de sessões especiais para acadêmicos e brainstorming para a Conferência Global do próximo ano, em Sydney. Teremos uma plataforma onde qualquer participante poderá entrar em contato com outro e organizar suas próprias reuniões. Nossa última conferência contou com jornalistas de 131 países, então esta é sua chance de se conectar.

Salão de Exposições: Criaremos uma exposição online de veículos de comunicação, organizações sem fins lucrativos, centros de recursos, doadores e outros grupos na GIJC21. Os participantes poderão percorrer gratuitamente o diretório global de quem está fazendo um trabalho importante em questões de prestação de contas do poder público, transparência e jornalismo investigativo.

Patrocínios: Interessado em se tornar um co-patrocinador da GIJC21?  Os patrocínios começam em US$ 2.500 (US$ 1.000 ou 10 ingressos para organizações membros da GIJN). Os patrocinadores terão seus logos exibidos em destaque, ingressos gratuitos e outros benefícios.  Junte-se a Investigative Reporters and Editors (IRE), ao Neilson Institute da Austrália, a SKUP da Noruega, a UNESCO, a Global Initiative Against Transnational Organized Crime e outros.  Para mais informações, entre em contato conosco aqui.

Veja o que vamos oferecer:

  • Workshops de ciber investigação com os experts Paul Myers e Henk van Ess.
  • Análise de vídeo com a equipe de investigações visuais do New York Times.
  • Rastreando dinheiro com ICIJ e OCCRP.
  • O melhor do jornalismo de dados: planilhas, scraping, SQL, visualização de dados, NodeXL, Python, Tableau e R.
  • Gerenciando estresse e esgotamento com o Dart Center.
  • Documentários com a BBC e o Sundance Institute.
  • Podcasts e rádio.
  • Rastreamento de voos com C4ADS.
  • Imagens e mapeamento de satélite.
  • Mudanças Climáticas.  Saúde e Medicina.  Afeganistão.
  • Eleições. Questões indígenas. Femicídio.
  • Dicas de segurança na Era Pegasus.
  • Estratégias de arrecadação de fundos e sobrevivência.
  • Networking: para mulheres, professores e instrutores, e reportagens internacionais por região.

Para não perder nada, siga-nos no Twitter @gijn e @gijnPortugues e inscreva-se na nossa newsletter em inglês.

Esperamos vê-lo na #GIJC21!

Inscrições abertas para a Conferência Global de Jornalismo Investigativo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *