Configurações de Acessibilidade

Tamanho do texto

Opções de cor

Monocromático Cor suave Escuro

Ferramentas de leitura

isolamento Régua

Artigos

Webinar: Eleições no Brasil 2022 – Dicas de investigação

O estado da democracia no mundo está em seu ponto mais baixo em décadas. Em todo o planeta, eleições livres e justas enfrentam ameaças crescentes de campanhas de desinformação, interferência estrangeira, autoritarismo crescente e muito mais. No Brasil, soma-se a esse cenário o constante questionamento da validade do sistema eleitoral, incitado pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Uma ameaça aos pilares da democracia do país, para a ONG Human Rights Watch.

Com indícios de uma forte polarização, as eleições brasileiras de 2022 apresentam-se como uma excelente oportunidade para repórteres mergulharem na investigação de candidatos, notícias falsas, campanhas de desinformação, ataques nas redes sociais e violência, não apenas contra os próprios candidatos, mas também contra a mídia. Segundo a Repórteres Sem Fronteiras, a retórica agressiva adotada pelo governo Bolsonaro em relação aos jornalistas e à mídia, tem “contribuído para aumentar a hostilidade e a desconfiança na sociedade”. Por isso, ao desempenhar seu papel investigativo, é importante que os jornalistas não se esqueçam de proteger a si mesmos, suas fontes e a própria liberdade de expressão do ataque de forças antidemocráticas.

Neste webinar de 75 minutos, em parceria com o Comprova, reunimos quatro jornalistas experientes para trazer dicas, técnicas e ferramentas para repórteres interessados ​​em investigar diferentes aspectos das eleições brasileiras de 2022, como candidatos, desinformação, ataques nas redes sociais e também como desenvolver fontes e se manter em segurança durante a cobertura.

Juliana Dal Piva é uma jornalista, colunista do UOL e autora do podcast “A Vida Secreta de Jair”, que revelou o envolvimento do presidente Jair Bolsonaro em um esquema ilegal de pagamento de salários de assessores quando era deputado federal, conhecido como “rachadinha”.

Breno Pires é repórter da Revista Piauí e cobre o poder desde Brasília. Antes trabalhou no Estadão, onde foi autor de diversas reportagens que revelaram supostos esquemas de corrupção do governo Bolsonaro, como o orçamento secreto e o “gabinete paralelo” instalado no Ministério da Educação, caso que levou à recente prisão do ex-ministro Milton Ribeiro.

Jamile Santana é jornalista de dados e especialista em Transparência Pública. Em 2021, ela ganhou o mais importante prêmio brasileiro de jornalismo de dados com o projeto MonitorA da Revista Azmina, um observatório da violência política e eleitoral nas redes sociais contra candidatos às eleições de 2020.

A moderação será feita por Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Comprova, onde supervisiona diferentes redações monitorando e verificando desinformação em todo o Brasil. Também é coordenador acadêmico dos cursos da Abraji.

Para contribuir com o debate, a GIJN também publicou um novo recurso: o Guia de Eleições para Repórteres Investigativos, que oferece uma ampla gama de ferramentas e técnicas para ajudar os repórteres a se aprofundarem em quase todo tipo de eleição. A Introdução, o Capítulo 1, o Capítulo 2, o Capítulo 3 e o Capítulo 4 estão disponíveis.

Assista à gravação do evento:

.

Republique nossos artigos gratuitamente, online ou impressos, sob uma licença Creative Commons.

Repubique este artigo


Material from GIJN’s website is generally available for republication under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license. Images usually are published under a different license, so we advise you to use alternatives or contact us regarding permission. Here are our full terms for republication. You must credit the author, link to the original story, and name GIJN as the first publisher. For any queries or to send us a courtesy republication note, write to hello@gijn.org.

Leia em seguida