Associação à GIJN

Print More

A participação na Global Investigative Journalism Network está aberta a organizações sem fins lucrativos, ONGs e organizações educacionais, ou suas equivalentes, que trabalham ativamente em apoio ao jornalismo investigativo e ao jornalismo de dados relacionado a investigações. Jornalistas individuais, a maioria das empresas com fins lucrativos e entidades governamentais não são elegíveis para participar.

O jornalismo investigativo é definido como apurações e reportagens sistemáticas, profundas e originais, geralmente envolvendo a descoberta de segredos e o uso intensivo de registros públicos, com foco na justiça social e em fiscalização do poder. Para mais informações sobre isso, consulte o Centro de Recursos da GIJN.

A filiação à GIJN é por aplicação e está sujeita à aprovação do Conselho de Diretores. Se você acha que sua organização se qualifica para a associação, preencha o formulário no fim desta página.

Para fins de filiação à GIJN, as organizações sem fins lucrativos mencionadas incluem empresas sem fins lucrativos e filantrópicas, associações em geral, trusts, ONGs, organizações educacionais, programas de jornalismo de universidades ou organizações equivalentes em todo o mundo.

A associação à GIJN é limitada a:

  • Grupos que organizam jornalistas investigativos em associações e redes.
  • Organizações que patrocinam e/ou realizam reportagens investigativas originais, seja por meio de suas próprias plataformas de publicação ou em parceria com outros veículos, desde que o conteúdo publicado ou transmitido inclua um nível significativo de jornalismo investigativo original.
  • Grupos, centros e instituições que treinam jornalistas investigativos como parte significativa de sua atividade.

Os interessados devem fornecer comprovação de atividade significativa em apoio ao jornalismo investigativo por meio de treinamento, promoção, apoio, produção de reportagens, publicação ou transmissão de conteúdo investigativo. Como prova de que a organização está em atividade, a GIJN também demanda registro como instituição sem fins lucrativos, equipe com dedicação integral, um orçamento operacional e um site ativo.

Espera-se que as organizações membros participem ativamente da GIJN e mantenham os mais altos níveis de profissionalismo jornalístico, incluindo precisão, independência, transparência e justiça no jornalismo que praticam e em outras atividades.

Organizações membros que não estejam mais ativas ou que não mantenham altos padrões de jornalismo e de gestão sem fins lucrativos estão sujeitas à revogação da afiliação por maioria de votos do Conselho de Diretores.

Obrigado,

— Time GIJN

Loading…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *