Configurações de Acessibilidade

Tamanho do texto

Opções de cor

Monocromático Cor suave Escuro

Ferramentas de leitura

isolamento Régua

Artigos

Global Shining Light Award – Português

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA PRÊMIO INTERNACIONAL DE JORNALISMO INVESTIGATIVO

Equipe da Gazeta do Povo e do canal RPC vencedores da edição de 2011 do Global Shining Light Award com a reportagem “Diários Secretos” que revelou esquema de desvio de dinheiro público no Paraná.

A Global Investigative Journalism Network abriu inscrições para a quinta edição do prêmio “Global Shining Light”. A premiação é voltada para reportagens de países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos que tenham sido realizadas em condições de risco. O vencedor pode ser um jornalista, uma equipe ou veículo que receberá uma homenagem e um prêmio de mil dólares durante a 8ª Conferência Mundial de Jornalismo Investigativo, em outubro, no Rio de Janeiro.

As reportagens inscritas deverão ter natureza investigativa, revelar algum problema que afete o bem comum e terem sido publicadas entre 2 de abril e 31 de dezembro de 2012. No ato da inscrição, também deverá ser enviada uma tradução em inglês da reportagem, além de um relatório apontando os problemas revelados e as dificuldades para a realização da matéria.

O vencedor ou a equipe vencedora será notificado em meados de junho e terá direito a passagem aérea, hotel e diárias para um membro da equipe para participar da 8ª Conferência Mundial de Jornalismo Investigativo.

Conferência Mundial de Jornalismo Investigativo 

A Conferência Mundial de Jornalismo Investigativo será de 12 a 15 de outubro, na PUC do Rio de Janeiro. O evento acontecerá simultaneamente a dois grandes eventos do jornalismo investigativo mundial: o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e a Conferencia Latinoamericana de Periodismo de Investigación (Colpin), realizado pelo Instituto Prensa y Sociedad (IPYS). Com público esperado de 1.200 participantes, será um dos maiores encontros de jornalistas do mundo.

Serão mais de 100 painéis, seminários e workshops, incluindo quatro blocos temáticos sobre corrupção e crime organizado, meio-ambiente, esporte e jornalismo de dados, além de uma “hackatona” que reunirá desenvolvedores e jornalistas interessados em uso de tecnologia para criar aplicativos voltados especificamente para repórteres investigativos.

Além do Global Shining Light Award, outras duas grandes premiações do jornalismo investigativo internacional serão entregues durante o evento: o Daniel Pearl e o Premio Latinoamericano de Periodismo de Investigación.

Republique nossos artigos gratuitamente, online ou impressos, sob uma licença Creative Commons.

Repubique este artigo


Material from GIJN’s website is generally available for republication under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license. Images usually are published under a different license, so we advise you to use alternatives or contact us regarding permission. Here are our full terms for republication. You must credit the author, link to the original story, and name GIJN as the first publisher. For any queries or to send us a courtesy republication note, write to hello@gijn.org.

Leia em seguida