Nesta página, você encontrará ferramentas, dicas, guias, manuais, documentos para ajudar no seu processo de apuração e busca de informações, artigos sobre técnicas e tendências globais no jornalismo investigativo e de dados, e outros recursos úteis para o desenvolvimento de reportagens investigativas.

Últimas publicações
GIJC21, NYT Days of Rage documentary

Técnicas de investigação visual para reportagens

December 03, 2021

Em um painel com especialistas em investigações visuais na #GIJC21, três membros da equipe pioneira do The New York Times apresentaram uma visão interna do trabalho do time e as técnicas usadas para superar os obstáculos tradicionais de reportagem.

Como os jornalistas podem proteger denunciantes

November 30, 2021

É vital para os jornalistas protegerem suas fontes e, em um workshop na #GIJC21, dois especialistas em segurança deram exemplos práticos de como os repórteres podem chegar às fontes de forma segura e fazê-las confiar tanto nos jornalistas, quanto em sua organização.

Lições do Pandora Papers: como investigar crimes financeiros

November 26, 2021

Do Pandora Papers às exposições massivas de lavagem de dinheiro, estamos testemunhando a era de grandes vazamentos que expõem a corrupção financeira. Mas como transformar um pen drive vazado em uma investigação global? Três jornalistas que fizeram parte da equipe do Pandora Papers – ofereceram lições na #GIJC21.

Como criar uma unidade de vídeo: um guia para pequenas organizações

November 23, 2021

Durante o quarto dia da #GIJC21, a GIJN lançou um guia sobre a formação de pequenas equipes de vídeo para o jornalismo investigativo. Ele cobre desde como contratar uma equipe e planejar suas filmagens até dicas para uma melhor tomada e estudos de caso úteis.

Como expor mentiras usando satélites e drones

November 19, 2021

Em uma sessão da #GIJC21 sobre o uso de mapas e imagens de satélite para investigações, três especialistas explicaram suas abordagens para analisar esse tipo de imagens, usando ferramentas de código aberto. Uma das técnicas inovadoras descritas levou a um Prêmio Pulitzer este ano – por expor a rede chinesa de centros de detenção muçulmanos – enquanto outra expôs a fala enganosa do governo sobre incêndios na Amazônia, e um terceiro literalmente colocou uma comunidade vulnerável da África no mapa.